domingo, 6 de março de 2011

Morte De Voltaire - Um Iluminista Implorando Por Luzes


Sabemos todos quem foi Voltaire , o pior inimigo do cristianismo no século XVIII, que emitia cruéis e inveridicas criticas contra a Igreja. O ódio de Voltaire pela igreja era algo fora do comum, podia mesmo ser classificado como obsessão. Não houve um único momento em sua vida em que , diante da oportunidade, não erguesse criticas implacáveis contra a fé católica. A cada manhã erguia-se com a necessidade de declarar que "O evangelho só trouxe desgraça sobre a terra" e não havia noite em que ele não desejasse ter "esmagado a infame" (esse era seu jargão).
Mostrou-se mestre do sarcasmo e da ironia e armado delas manejou de forma impressionante seus escritos. Tal era seu ódio pelo sagrado, que foi chamado de Anti-Cristo. 

Esse era o homem , o homem da razão, o perseguidor da fé, o inimigo da igreja, aquele que não precisava e não reconhecia poder sacerdotal ou mesmo divindade do Cristo. Voltaire só não foi auto suficiente diante da morte... isso mesmo. 
Curiosamente, no numero de abril de 1778 da revista franscesa "Correspondance Lutteraire, Philosophique et Critique" (paginas 87-88)  encontramos a profissão de fé de M. Voltaire. Assim diz:

Eu, o que escreve, declaro que, na idade de oitenta e quatro anos e tendo sofrido com vômitos de sangue faz quatro dias, não pude ir à igreja; assim, o pároco de São Sulpício quis de bom grado me enviar o sacerdote M. Gautier. Eu com ele me confessei, e se Deus assim quiser, morro na santa religião católica em que nasci, esperando que, com a misericórdia divina, sejam perdoados todos os meus pecados; e se tenho escandalizado a Igreja, peço perdão a Deus e a ela.

Assinado: Voltaire, 2 de março de 1778 na casa do marquês de Villete, na presença do padre Mignot, do meu sobrinho e do meu amigo, senhor marquês de Villevielle.


O abade Mignot, Villevielle. Acrescenta:

Declaramos a presente cópia conforme a original, que foi entregue às mãos do senhor abade Gauthier e que ambos confirmamos e que ambos temos firmado, como firmamos o presente certiricado. Paris, 27 de maio de 1778. Abade Mignot, Villevielle.
Quando Voltaire melhorou de saúde, após a sua confissão, ele voltou a todas as suas infâmias.
Estando de novo à morte, os seus companheiros de sacrilégios impediram que ele se confessasse de novo.
Consta então que ele teve morte desesperada.
Assim Voltaire conseguiu experimentar seu próprio veneno... teve seus obscurantistas amigos iluministas atirando-o às trevas... como ele mesmo fizera com o resto da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário