terça-feira, 22 de março de 2011

A Cruz Ortodoxa





A Cruz Ortodoxa ou Cruz Eslava é uma versão bizantina do crucifixo, contendo oito braços, ou seja, três travessões horizontais. É evidente que não foi numa cruz assim que Jesus Cristo foi crucificado. Esta não é a cruz do Império Romano de crucificação dos condenados. A Cruz Ortodoxa é apenas um ícone, ou seja, uma representação visual com detalhamento rigorosamente fiel com objetivo de ensinar uma cena ou um fato bíblico/teológico.

É através do sacrifício cristão na Santa Cruz que veio a salvação. Foi na cruz que tudo aconteceu. Na cruz Deus deu a vida de Seu Filho amado por nós.

No topo da cruz, acima da barra superior, encontra-se um ícone do rosto de Jesus, com sua auréola divina que contém três letras gregas que significam EU SOU. Isso identifica Jesus Cristo como o mesmo Deus que se revelou a Moisés.
A barra superior, a primeira, no seu topo, está a inscrição da culpa de Cristo dada pelos Romanos: “Jesus Nazareno, rei dos Judeus”, escrito em grego, hebraico e latim. Há também dois anjos adorando o Senhor e entre elas a inscrição “Anjos do Senhor” (em língua eslava: Ангели Господни). Estes seguram toalhas, representando que eles são mensageiros que servem ao Senhor. Sob seus joelhos estão a inscrição que substitui a culpa: “Rei da Glória” (eslavo: Царь славы). Logo abaixo, na tábua, está escrito “IC XC” que são a primeira e última letra do nome de Jesus Cristo em grego: Jesus – IHCOYC, Cristo – XPICTOC. Também significa o nome majestoso de Jesus Cristo reconhecido como “O Cordeiro de Deus, O Filho Unigênito. O Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. O Pastor e Bispo das Almas. O Filho de Davi, o noivo, a Verdade, a Vida e O Caminho. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Na barra do meio, onde estão pregados os braços de Cristo, é possível ver a inscrição grega “NIKA” sobre seus braços que significa: “Ele conquista” ou “Ele é vitorioso”. Não há coroa de espinhos, há apenas sua auréola divina, indicando que ali foi crucificado não qualquer homem, mas o próprio Deus Encarnado. Em cada lado dessa barra encontram-se o sol (à esquerda, em eslavo: солнца) e a lua (à direita, em eslavo: луна) que representa o versículo II:31 do livro de Joel: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR”. Isto representa o momento da crucificação quando o dia virou noite, a luz foi coberta pelas trevas. Em ambos os lados da cabeça de Cristo está inscrição em eslavo “Filho de Deus”(eslavo: Сынъ Божіи) e abaixo de seus braços a inscrição “Nos curvamos diante de Tua Cruz, ó Mestre, e adoramos a Tua Santa Ressurreição” (em língua eslava: Кресту Твоему покломняемся Владыко, и святое воскресение Твое славимъ).

Atrás do corpo de Jesus Cristo, no lado esquerdo está a lança que o transpassou, marcada com a letra “К” em eslavo. No lado direito está a esponja, marcada com a letra “T” em eslavo, que estava encharcada com o vinagre que ofereceram a Jesus Cristo. No corpo de Jesus está o sangue e a água fluindo a partir do lado esquerdo do seu corpo.

A última barra, a inclinada, que serviu como base para os pés do Cristo (em latim, suppedaneum), representa os dois ladrões. Dessa forma um extremo está levantado, apontando para o paraíso, para onde foi enviado o “bom ladrão” – “Dimas”, e o outro extremo aponta para baixo, para o inferno, lugar destinado ao ladrão que não se arrependeu – “Gestas”. Observe também que seus pés estão pregados com dois pregos, 0 que é confirmado pelas investigações sobre o santo Sudário de Turim. Ao fundo, temos a representação da cidade de Jerusalém, porque Cristo foi crucificado fora dos muros da cidade.

Abaixo dos pés de Jesus Cristo estão quatro letras eslavas com as marcas “М.Л.Р.Б.“ da abreviação de “Место лобное рай бысть” que significa em língua eslava “Lugar da caveira onde esteve o paraíso”. Isso representa o lugar da caveira de Adão, o homem caído, que é salvo aos pés de Jesus Cristo crucificado que salvou os homens. Cristo é o novo Adão, o Adão que Salva. Ao pé da cruz estão as letras “Г Г” que significa Monte Gólgota (em língua eslava: Гора Голгофы), o Lugar da Caveira ou Calvário, que é o monte onde Cristo foi crucificado. A caveira no chão é a caveira de Adão, que representa o homem morto que só pode ser salvo por Cristo. Cristo devolve a vida aos mortos. As letras que o indicam são “Г А” (em língua eslava: глава Адамла) que significam exatamente “Caveira de Adão”.


Fontes:
http://get.jezao.com/a-cruz-ortodoxa/
http://www.historicimpressions.com/Byzantine.htm
http://www.pravmir.com/article_426.html
http://www.synaxis.info/old-rite/0_oldbelief/instructional_eng/cross_symbolism.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário