domingo, 24 de abril de 2011

O Panteísmo Como Forma de "Ateísmo Brando"

Falamos anteriormente sobre Panteísmo. Definimos o que era e mostramos sua incoerência e seu fracasso ante a razão.  Mas o que faz Panteísmo atrair tanto o homem moderno ? A isso tentaremos responder.
O Panteísmo ou Monismo faz coincidir Deus com a Natureza. Tal proposição permite ao homem uma emancipação que as religiões tradicionais jamais permitiriam. Estabelecer Deus em tudo, faz o homem crer que para qualquer direção (religiosa ou filosófica) que ele siga, ali Deus estará. Assim, pode o homem, conceber a sua religião segundo o seu "bom senso" subjetivo, ou melhor ainda, segundo seus próprios caprichos.
O Deus do panteísta não passa de uma mera fórmula a recobrir a auto-afirmação e a soberba do homem. O Panteísmo então nada mais é que um "Ateísmo Brando".
Analisemos o que disse Annie Bessant (uma das grandes mentoras da sociedade teosófica) sobre o Panteísmo e o Ateísmo:
"A primeira coisa que afirmam os teosofistas é que toda idéia de sobrenatural deve ser rejeitada ... a segunda ... é a negação de um Deus pessoal ; dai decorre que os agnósticos e os ateus assimilem mais facilmente os ensinamentos da Teosofia do que os fiéis de credos ortodoxos " (Why a became a theosophist 17)
Averiguou assim a Sra. Bessant a afinidade prática entre Panteísmo e Ateísmo. Assim aquele se sente a razão violentada pelo Ateísmo (pois essa é de forma espontânea levada a reconhecer a existência de uma Causa Primeira ao invés de um infinitabilidade de causas) , o Panteísmo vem a ser então a fórmula que torna menos conflitante a idéia da existência de um Deus que - mesmo sendo soberano - permite ao individuo exercer sua vida de forma autônoma, ou seja , a ele não impõem regra alguma que lhe desabone em suas atitudes, palavras ou ações. 
Assim pode o homem fazer o que quiser , quando quiser e da forma que quiser, sem perder o "status" de homem religioso. Ou , como diria o "Manual Informativo do Membro da Sociedade Teosofista no Brasil":
"O homem é seu próprio legislador, seu próprio dispensador da glória e obscuridade, o que por si mesmo decreta sua vida, recompensa ou castigo"
e assim o Panteísta segue "criando deuses a sua imagem e semelhança".



6 comentários:

  1. Olá "Frater Alexander".
    Antes de tudo: Sou um jovem panteísta. Mas por favor, não pense que apesar dos meus apenas vinte anos eu sou um nerd, maconheiro ou lunatico desinformado. Eu poderia facilmente lhe dar uma aula de teologia, de biblia e de biologia. Eu não sei bem de onde voce tirou essa ideia que o panteísmo é incoerente e irracional. Estou terminando um livro (o quarto meu) sobre o assunto e acho que tenho material, teses e informações o bastante para fazer voce repensar alguns coinceitos. mais informaçoes no meu blog.
    Um abraço, desculpe por qualquer coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatha,
      O Panteísmo Naturalista dispensa o Ateísmo tornando-o supérfluo. Aliás se nada há de maior, mais poderoso, mais sábio do que Deus é porque a Totalidade do que existe, existiu e existirá é Deus, doutro modo Deus seria menor do que o Grande Todo.

      Excluir
    2. Olá, recomendo que leia outra postagem desse mesmo blog
      http://frateralexander.blogspot.com.br/2011/03/panteismo.html
      Qualquer forma de panteismo não sobrevive ao crivo da razão.

      Excluir
  2. Olá Jonatha
    Enquanto nao troco o layout vou respoder por aqui mesmo...
    De uma olhada no link http://frateralexander.blogspot.com/2011/03/panteismo.html ele vai te ajudar a entender melhor o que é o panteísmo e de onde "tirei" minha forma de ver tal assunto. Depois disso, por favor , nos de a aula de teologia e de biblia a qual você se referiu

    ResponderExcluir
  3. O Panteísmo é por si só incoerente, pois para que existisse deus em todas as coisas, devria partir-se da premissa de que houve um único Deus que criasse todas as coisas... Não sei como perdem tempo ainda tentando dar coerência a algo que é incoerente pelo nome.
    PAX

    ResponderExcluir
  4. Sim. A incoerência é marca registrada daqueles que negam o ensino tradicional da existência e da ação de Deus no universo criado.

    ResponderExcluir