segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jesus Dos 12 Aos 30 Anos (Primeira Parte)

Pouco encontra-se nos evangelhos sobre a adolescência de Jesus Cristo. Dos 12 aos 30 anos há uma lacuna que tem chamado a atenção dos leitores da Bíblia  e dado vazão a explicações hipotéticas. Dessas explicações algumas são extremamente perigosas por conter em si elementos que afastam o homem dos caminhos da fé. 
A Bíblia (que não contém nos evangelhos uma biografia de Nosso Senhor) tem uma proposição muito simples para responder a essa questão:  Jesus, entre 12 e 30 anos, "crescia em sabedoria, em idade e em graça diante de Deus e diante dos homens" (Lucas II, 52). 
Certamente Jesus passou sua juventude submisso à José e a Maria. Provavelmente em Nazaré. Como era de costume , do pai deve ter aprendido o oficio (carpintaria). Assim deu Jesus o testemunho que na vida cotidiana - sob as leis de Deus - também se alcança a santidade e a salvação. Sobre isso dizia São Luis Maria Grignon de Monfort: 
"... Nosso Senhor deu mais gloria a Deus se submetendo à Nossa Senhora na sua vida oculta, do que deu durante a sua vida pública."
Todavia, as mentes mais inquiridoras (ainda que menos religiosas) já se depararam com as diversas hipóteses que circulam por ai, pois é grande o numero de artigos e de livros que tendem, cada um de sua maneira, a revelar o que teria ocorrido na vida de Jesus durante esses anos.
Analisemos algumas poucas sentenças sobre o assunto:



Fonte Rosacruciana

Como Sociedades "Rosa-Cruz" podemos entender certas organizações que, ou tiveram inicio a partir do século XVII na Alemanha graças a divulgação de três manifestos - entre 1614 e 1616 - de suposta autoria do teólogo protestante Johann Valentin Andreae ou se aproveitaram da fama das que ai tiveram inicio e delas tomaram "emprestado" o titulo.
Tais sociedades professam deter conhecimentos muito antigos e portar as chaves de diversos segredos referentes ao homem e ao universo.

No livro "The Mystical life of Jesus" o auto intitulado doutor Harvey Spencer Lewis sugere no cap, X a seguinte tese:

Jesus seria um Grande Avatar Essênio ( a palavra Avatar vem do sânscrito Aval, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação" e seria qualquer espírito divino que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra.)

Jesus teria começado seus estudos junto aos Essênios em Monte Carmelo. Aos quatorze anos de idade teria sido levado a India por dois magos, teria então ficado na cidade de Puri em um mosteiro budista; nesse mosteiro, teve contato com mestres e manuscritos budistas. Dali, teria então partido para Benares onde aprendeu o sistema terapêutico dos hindus  (o que explicaria seu imenso poder como "curandeiro") e teve contato com manuscritos do Tibé.

Teria ido depois para à Pérsia, onde se haviam feito, na cidade de Persépolis, os preparativos convenientes para que prosseguisse em seus estudos. Persépolis era a capital da antiga Pérsia e sede dos magos daquele país.

Grandes homenagens prestaram esses magos a Jesus Cristo. De várias comarcas da Pérsia acudiram outros personagens a Persépolis e ali permaneceram como instrutores durante o período da educação de Jesus Cristo.

Depois de um ano na Pérsia, Jesus Cristo e os magos dirigiram-se para a região do Eufrates, onde entrou em contato com os mais ilustres sábios da Assíria e magos de outros países que foram vê-lo e ouvi-lo.

Longo tempo permaneceu Jesus Cristo nas cidades e povoações da Caldéia e da Mesopotâmia. 

Daquele país se transportaram Jesus Cristo e os magos para as ruínas da Babilônia e ali estiveram algum tempo a examinar os templos desmoronados, as partes destruídas e os palácios desertos. 

Da Babilônia foram Jesus Cristo e os magos para a Grécia, onde se encontrou com alguns filósofos atenienses e esteve sob a direção pessoal e cuidado de Apoio, que lhe mostrou as antigas crônicas da sabedoria grega e de lá embarcou rumo a Alexandria.

Ali só ficou o tempo suficiente para conversar com os mensageiros especiais que haviam ido saudá-lo e visitar alguns dos mais antigos santuários. De lá passou para Heliópolis e residiu em uma casa particular, especialmente disposta para ele, com vários criados, um lindo jardim e um escriba, cujas funções eram análogas às do que chamamos hoje de secretário particular.

Pouco depois de sua chegada a Heliópolis, Jesus Cristo foi visitado pelos representantes do sacerdócio pagão do Egito. 

Diz o autor que foi naquela ocasião que Jesus Cristo começou a preparar-se para os graus superiores da Grande Fraternidade Branca da qual se tornou mestre. Retornando finalmente para Palestina.

Fonte Esotérica

Por "esoterismo", podemos entender um conjunto de tradições e interpretações filosóficas de doutrinas e religiões que buscam descobrir/preservar o sentido supostamente oculto do universo e da vida. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não poderiam ou não deveriam ser "vulgarizados", ficando então restrito à número de discípulos escolhidos.

O autor esotérico William Walker Atkinson  (que assinava sob o pseudónimo de Yogi Ramacharaka) em seu livro "Cristianismo Místico" propõe a seguinte tese:

Entre os 12 e 30 anos Jesus viajou por locais como Índia, Egito e Pérsia (entre outros) , onde recebeu diversas iniciações.

Na Índia, Jesus teria atraído a fúria dos Brâmanes por impor-se contra sua casta a favor de castas menos favorecidas; considerado um agitador e um rebelde Atkinson via em Jesus uma espécie de "socialista".

Jesus porém não encontrou lá objeções que o fizessem partir e foi se desenvolvendo em sabedoria e deixando marcas que mais tarde seriam descobertas por missionários cristãos em peregrinação a Índia.

Finalmente, voltou a Israel.

Atkinson acreditava que Jesus era como um instrutor mundial. Os "grãos de sua verdade" teriam sido plantados em diversas religiões e não seriam de forma alguma beneficiadores de uma única igreja ou grupo. O Autor de "Cristianismo Místico" acreditava ainda que no ano 2000 toda a humanidade estaria unida como uma grande família destituída de pré-conceitos de raças e de religião.

Fonte Teosófica

Uma das fundadoras da teosofia , a Sra Annie Bessant, escreveu o livro "O Cristianismo Esotérico", onde no cap IV ("O Cristo Histórico") se encontram (deduzidas de "fontes ocultas") as seguintes referências a Jesus:

Jesus teria nascido na palestina. Seus pais embora pobres eram de origem de origem ilustre e o educaram no conhecimento das escrituras hebréias; tendo porém notado que o jovem tinha grande poder de interiorização e grande aptidão para o estudo destinaram-no à vida ascética.  

Jesus teria então sido enviado para um mosteiro de essênios no deserto meridional da Judéia. O local onde ele se instalou seria muito visitado por sábios da Pérsia e da Índia que rumavam ao Egito; lá existiria uma biblioteca extremamente vasta e continha muitas obras ocultas, mutas das quais provenientes de regiões além do Himalaia.
Posteriormente Jesus teria ido ao Egito, tendo então sido iniciado nos mistérios nas doutrinas que se imbuem os fundadores de todas as religiões, pois - segundo a Sra Bessant - o Egito era o grande depositário dos verdadeiros mistérios do universo. 

Então, já aos 29 anos, ultrapassava em pureza e graça a todos os seus companheiros. Regressou pois a sua terra, Israel; e - após ser batizado por João - passou a ser tabernáculo da Divindade , o novo Avatar.

Aliás a Sra Bessant era uma fabrica de avatares... além de Jesus como avatar ela elevou também ao titulo seu filho adotivo  o jovem indiano Krisnamurti. 

Os Documentos do Mar Morto

Em 1947, a N. O. do Mar Morto , na região de Qumran foram encontrados preciosos manuscritos escondidos em grutas locais; tais manuscritos apresentavam além de textos bíblicos documentos da espiritualidade de uma comunidade de monges israelitas, que são geralmente identificados com os essênios.
Tais documentos fazem referencia a um "Mestre da Justiça", este praticou a pobreza, a penitencia , a humildade , o amor ao próximo, etc; era tido como o "Ungido" ou o "Messias"; foi alvo do ódio dos sacerdotes saduceus ; finalmente foi supliciado e depois subiu aos céus para junto de Deus.

Diante desses dados há quem considere que Jesus era o Mestre da Justiça. Seria a lenda que teria situado Jesus nos tempos de Cesar Augusto, cerca de um século e meio depois do "Mestre da Justiça".


Fontes Espíritas

Alguns espíritas crêem que Jesus aprendeu tudo o que sabia dos essênios. Em "O Sublime Peregrino" psicografada pelo médium Hercilio Maes e ditada pelo espírito Ramatís, Jesus é situado como  um Espírito angélico , informação essa contida nos "registros etéricos"  e por revelações feitas pelos próprios discípulos do Mestre em serviço no Espaço. 
Revelou Ramatís:
"Jesus esteve realmente em contato com os Essênios durante algum tempo e conheceu-lhes os costumes, as austeras virtudes, assim como teve oportunidade de apreciar-lhes as cerimonias singelas dos santuários menores, externos, e os ritos mais sugestivos do "Circuito Interno". Muitos dos seus gestos, práticas e atos do mundo profano deixavam perceber as características essenicas de elevado teor espiritual, pois eles guardavam muita semelhança com os primeiros cristãos."
"Aliás, Jesus, como entidade de elevada estirpe sideral e insaciàvel na pesquisa do espírito imortal, ou da verdadeira vida do homem, jamais deixaria de procurar os Essênios  e conhecer-lhes as idéias, pois os mesmos já ensinavam o amor a Deus, ao proximo e criam na imortalidade da alma e na reencarnação..."
" ... O Mestre não pertenceu, não se filiou propriamente a confraria dos Essênios, mas manteve com eles amistosas relações; essas relações incluíam a participação do mestre nos ritos internos que os próprios mentores Essênios achavam indispensável para uma entidade de seu quilate..."
Ramatis revelou ainda ao vidente outras coisas referentes a Jesus: segundo Ramatis Jesus é o Governador Espiritual do Planeta Terra e , enquanto vivo, era um médium que incorporava o Cristo Planetário - O que haveria de ser assim entendido:
"O Logos, o Verbo ou o Cristo do planeta terra em determinado momento passou a atuar diretamente pelo seu intermediário Jesus, anjo corporificado na figura humana, transmitindo à humanidade a luz redentora do Evangelho"
Conclusão

Em conclusão desse percurso de sentenças sobre os anos obscuros de Jesus , verifica-se que autores que propõem a estada de Nosso Senhor no oriente ou no Egito, são geralmente filiados a sociedades ocultistas, teosóficas ou espíritas. Propõem suas hipóteses em virtude de concepções filosófico religiosas e não em consequência de estudos exegético bíblicos. Em outras palavras: Não é o exame das escrituras que os faz afirmar que Jesus tenha feito viagens de aprendizagem em direção ao Oriente e também não há fontes históricas que levem alguém a crer nisso.

Na semana que vem , veremos que a exegese bíblica derruba essas hipóteses fantasistas   e dissuade as concepções heterogêneas e preconcebidas que inspiram essas sentenças. 

Até lá.

4 comentários:

  1. Considero todas as hipóteses apresentadas como falsas, inclusive a bíblia, já que Jesus nunca existiu...

    Se ele existiu, e ressuscitou, cadê ele? Cadê o homem?

    Por que ele não aparece em lugar algum?

    Saudações...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Bruno.
    Ainda essa semana vou fazer um novo post falando sobre o Jesus histórico e vou tentar situar o homem no período de tempo que respondera a sua pergunta se ele existiu ou não. Já a questão da ressurreição e onde ele esta após ela essa é uma questão respondida pela bíblia (se você nega a autoridade dela, ai não há resposta para o questionamento).
    Já as outras perguntas :
    Cadê o homem?
    Por que ele não aparece em lugar algum?
    Essas não merecem ser discutidas pois são por demais infantis ... infantilidade típica de uma pessoa que cre que alguem pode "alimentar-se de luz" ou que gosta de "harry potter" ... enfim...
    Saudações e volte para ler o post sobre o Jesus Histórico.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo.

    Pena que muita gente não tem capacidade de refletir sobre os fatos e aproveitar as riquezas da sabedoria.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, e quando puder dá um pulinho aqui no blog ... aos poucos estou voltando a postar algumas coisas. Abraços

      Excluir